ENADE e CPC

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

                        

Dados atualizados em Dezembro/2018

O ENADE avalia o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades e competências. Participam do exame os alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados. Esse exame é realizado todos os anos, aplicando-se trienalmente a cada curso, de modo a abranger, com a maior amplitude possível, as formações objeto das Diretrizes Curriculares Nacionais, da legislação de regulamentação do exercício profissional e do Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia.

No ciclo avaliativo do SINAES, os cursos superiores de graduação dividem-se em três grupos, tomando como base a área de conhecimento, no caso dos Bacharelados e Licenciaturas, e os eixos tecnológicos, no caso dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Conceito Preliminar de Cursos (CPC)

O CPC é um indicador de qualidade que combina, em uma única medida (varia de 1 a 5), diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação. Assim como o ENADE é calculado todos os anos, aplicando-se trienalmente a cada curso. O indicador é constituído de oito componente, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação. No quadro abaixo estão os componentes e os pesos atribuídos:

* O IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no ENADE e no ENEM, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.

Nota técnica ENADE – cálculo

Nota Técnica CPC – cálculo